quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que é design?


Falaremos brevemente o que nos parece ser o design:

Quando pensamos em design devemos pensar em uma série de questionamentos sobre nossa própria realidade, o design não é nada mais que uma ciência onde somos capazes de desvendar um conhecimento que não é explícito, ou seja, perceber os valeres que os indivíduos de uma determinada cultura exprimem de forma sistemática sem ter consciência de seus fundamentos.

O designer antes de tudo é um observador, e o exercício da observação é um processo contínuo e acumulativo, ou seja, quanto mais eu observo maior será o meu repertório, para percebermos se o que observamos está interpretado corretamente é necessário que haja estudo, dedicação e principalmente troca, suas idéias terão que ser discutidas e analisadas por diversas pessoas, para que haja uma evolução de suas idéias iniciais. O universo dos signos pode ser aprendido pela própria experiência de vida, mas os meios acadêmicos fornecem uma gama de conhecimento que faz com que o designer seja um especialista na área, portanto uma pessoa com ferramentas tecnológicas, intelectuais e de criação que lhe possibilita desenvolver projetos cônscios e funcionais para a sua sociedade.

Todas as pessoas em suas diversas profissões contribuem para as transformações culturais em sua sociedade, uns contribuem mais, outros menos, dependendo do grau de conscientização de cada um, mas o designer tem um papel fundamental na transformação, pois ele não é somente um cidadão, ele é um colaborador responsável pelos caminhos futuros de sua sociedade, ele é antes de tudo um construtor de cultura, afinal o design trabalha efetivamente para o futuro, seus trabalhos do tempo presente visam à construção de um futuro possível.

O trabalho do designer é realizar um projeto plenamente consistente, onde a consciência está presente desde a escolha do objeto de estudo, passando por sua interpretação até depois de sua finalização, ou seja, o projeto interagindo na sociedade.

Um conceito muito importante que é preciso entender para que se possa interpretar as diferenças culturais das sociedades é que: A cultura é adquirida. Ela não nasce como uma herança genética, como no caso dos animais, isso torna todo e qualquer individuo colaborador da cultura independente de sua situação social ou de sua classe, pensando assim podemos chegar à conclusão que nossa cultura é um sistema extremamente complexo, e é fundamentado por três segmentos: O homem na sociedade, a estrutura em que o homem vive, e o sistema simbólico permeado de valores e significados, possibilitando organizar nossos pensamentos e idéias que conduzem a comunicação. Dentro dessa estrutura definimos o que o certo e o errado, bonito e o feio, belo e o grotesco, construindo e definindo nossos comportamentos e atitudes.

O homem na sociedade tem necessidades que vão além das naturais, a necessidade estética é presente desde a pré-história




Nenhum comentário:

Postar um comentário