segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A evolução da internet





A internet foi a maior revolução da informação que já existiu na história, um sonho quase inimaginável para alguns, pois através dela foi possível acessar um conteúdo de todas as partes do mundo através de um endereço eletrônico e também criar um correio eletrônico pessoal onde mensagens instantâneas poderiam ser trocadas de qualquer parte de onde se estivesse. Isso tudo só foi capaz através da evolução de alguns meios de comunicação como telefone, rádio, computador que abriram espaço para que fosse criada a mais nova forma de interação social.

No início, a chamada web 1.0 tinha um propósito muito simples, que consistia apenas em exibir um conteúdo para o internauta, isto é, texto e imagem. As páginas eram estáticas, raramente atualizadas, e não existia interação de conteúdo com o usuário; os aplicativos dos navegadores só podiam ser atualizados pelos próprios desenvolvedores. O Netscape (um navegador muito utilizado na década de 1990) é um exemplo disso.

Com o passar do tempo, a internet evoluiu e passou a ser chamada de 2.0. Seu termo é utilizado para descrever a segunda geração da web, um conceito que se baseia na troca de informação e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais, fazendo com que ela tenha se transformado em uma plataforma on-line dinâmica e colaborativa, organizada pelos próprios internautas. 

Nessa nova geração, as empresas com conceito "open source", ou seja, código aberto, como o Google, cresceram e expandiram o universo da internet, possibilitando que qualquer usuário gere conteúdo para que todos possam analisar e comentar. Com o barateamento das câmeras fotográficas, filmadoras e outros acessórios tecnológicos, pudemos interagir com imagens, vídeos, textos, gerando um "hipertexto". O problema disso tudo é o excesso de conteúdo inútil, por isso as empresas investiram muito em robôs inteligentes que conseguem perceber qual o conteúdo de maior relevância e listá-lo primeiro, mas isso nem sempre é eficaz e a solução encontrada foi a terceira geração da internet.

A internet passa para uma nova etapa, a internet 3.0, a web semântica, que pretende organizar e utilizar de forma inteligente todo o conteúdo disponível, para isso serão utilizados programas que interpretarão perguntas que os usuários irá fazer, por exemplo, “preço para viagem ao litoral com tempo ensolarado em janeiro”, e o buscador nos retornará todas as praias onde a previsão do tempo em janeiro é de sol e os valores das viagens. Conforme o usuário irá consultando o buscador, suas preferências serão armazenadas, isso fará com que no futuro suas buscas retornem algo mais condizente com seus gostos e até sugerir opções, fazendo com que duas pessoas que procurarem algo com as mesmas palavras retornem resultados diferentes, afinal suas preferências são diferentes.

Em paralelo a toda essa tecnologia semântica, os videogames evoluem tanto a parte gráfica com a forma de interação do usuário e a máquina, os novos vídeos-games têm a capacidade de captar os movimentos do usuário e com isso o personagem se movimenta e executa ações, por exemplo, uma luta de esgrima temos que fazer  movimentos de ataque e defesa para que o personagem reaja, deixando muito mais real a diversão, no lugar de botões, podemos utilizar movimentos e nossa própria voz.

Em um futuro muito próximo poderemos juntar o processamento semântico com a interatividade dos games, transformar um simples computador em um robô futurístico, que tem a capacidade conversar com o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário